Além da música

Vivenciei ontem um espetáculo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), na Sala São Paulo.

Foi a primeira vez que fui a uma cerimônia de música clássica, mas sempre que estou em algum evento de música, eu entro em um estado de epifania, porque eu começo a pensar em tudo que o ser humano foi capaz de criar para que aquilo acontecesse ali onde eu estou.

Como criamos os instrumentos? Como descobrimos que cada nota nos traria um som? Como descobrimos a acústica? Pensar desta forma faz eu me sentir tão pequena, mas ao mesmo tempo fazendo parte de algo muito grandioso...e eu agradeço.

Você já parou para pensar nessas coisas? 

Outra coisa que também gosto de observar é a expressão corporal das pessoas nesses momentos. Como todo mundo entra em comunhão, mesmo estando numa experiência extremamente individual, para vivenciar aquelas sensações...acho tudo meio poético. <3

A atuação dos músicos de uma orquestra vai muito além de tocar um instrumento. Foi lindo de ver. Os músicos que tocam violinos entram todos numa dança, no ápice da concentração, e é ali em que, aparentemente, os corpos se comunicam para dizer um ao outro o momento de entrar na música de forma sincronizada. É a máxima expressão artística. Todos no mesmo fluxo, como cardumes em alto mar. 

E aqui eu ainda nem falei do projeto arquitetônico da Sala São Paulo, idealizado por Nelson Dupré, que pensou em cada detalhe da acústica do lugar. Quando a orquestra está tocando, dá a impressão de que o som fica ali no palco, mas impressionantemente, ele chega a todos da plateia de forma suave.

O evento de ontem faz parte da 9ª edição do Projeto Ilumina, uma iniciativa voltada para a inserção de jovens musicistas na música clássica, em sua maioria vindos de projetos sociais. Mas existem diversos outros eventos de música clássica na Sala São Paulo e, muitas vezes, é possível adquirir os ingressos de forma gratuita.

Vale muito a pena!

Para quem tiver interesse, na segunda-feira é o dia que libera os ingressos 😉. 

http://www.osesp.art.br/concertoseingressos/programacao.aspx


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começos e finais são importantes...

Reconstrução